Um bate papo sobre Personal Branding para Fotógrafos com Tera Nelson

Não é sobre o dedo que aperta o botão, mas sim sobre o olho que está por detrás da lente. Nada supera a experiência.

Isaías Jacomeli
3 min readFeb 18, 2021
Photo by Uyen Nguyen on Unsplash

Nessa semana tive o prazer de participar numa sala do incrível ClubHouse (já deixo aqui o disclaimer, leia o artigo sobre o “Efeito ClubHouse”) sobre Personal Branding voltado especificamente para fotógrafos, com profissionais de todo mundo, e lá estava eu, o único tupiniquim e que nem era fotógrafo. Mas, agraciado pela democratização oferecida pela plataforma, pude aprender e muito ouvindo os speakers, em especial a anfitriã Tera Nelson, fotógrafa e especialista em branding e marketing, focada em ajudar outros fotógrafos a encontrarem projetos e clientes ideais.

Dado esse encontro inesperado, decidi registrar alguns dos principais insights que conversamos naqueles preciosos minutos, que sem dúvida foi um grande brainstorm de conceitos, possibilidades e dicas práticas para nossos amigos fotógrafos. E vamos falar a verdade, cada fotógrafo possui na real um produto único, incomparável e inexplorado. Estamos falando da sua visão do mundo. A sua forma de processar, interpretar e ressignificar o que os seus olhos enxergam através das lentes da sua câmera. Esse é o produto que o seu cliente vai comprar. A sua singularidade, personalidade, arte e conceito, bem como a sua história e o que você conta e transmite através da fotografia.

Se pudesse listar algumas dicas bem diretas aqui, acredito que o meio mais direto de alcançar esse “cliente dos sonhos” é ir direto à sua dor, responder a essa “dor” com o seu porque particular, motivo ou proposta de valor de existir como marca ou profissional. Isso é o que dá sentido a qualquer estrutura gráfica que te acompanhe, storytelling ou aparatos de design visual. Experiência é a essência e se faz essencial para tocar o seu cliente, gerar confiança e quebrar as barreiras impostas por uma relação baseada simplesmente no preço baixo e uma percepção de valor menor ainda.

Alcançar relevância, contar a sua história e falar a sua linguagem é um contínuo processo de auto conhecimento e construção, mas é a sua assinatura que vai falar mais alto do que as comparações no mercado, porque será o seu estilo, sua linguagem e olhar que farão o papel de conectores semióticos direto ao subconsciente do seu cliente com a sutil mensagem de “eu sou o produto que você estava procurando mas ainda não havia encontrado”. Esse é o poder de um bom personal branding. Explorar isso num mundo em constante mutação é uma grande chave. Basta ver o ClubHouse. Não temos fotografias, mas podemos descrevê-las, conectar pessoas ao Instagram, gerar desejo e compartilhar conhecimento. Uma interessante estratégia pra você fotógrafo, ou até designer é convidar clientes para uma sala com bate papo sobre a experiência dele com você, além de várias possibilidades de vender uma história humana e verdadeira que vai se conectar com o desejo das pessoas.

Uma dica específica aos meus amigos fotógrafos no ClubHouse, mas que serve a todos (principalmente artistas). As fotos no seu Instagram com certeza são impressionantes. Mas você precisa trazer esse mesmo nível de excelência para a sua imagem de perfil aqui no Clubhouse. Essa, pelo menos por enquanto, é a única fotografia sua que você tem a oportunidade de mostrar aqui no app. Então capriche!

Photo by Jakob Owens on Unsplash

Lembre-se, o personal branding para artistas como fotógrafos, possui passos largos e muito importantes para você se posicionar no mercado.

Afinal, é muito mais de sua verdade particular e sua incomparável forma de ver o mundo. É o seu olhar pessoal através das lentes que gera sua comunicação única, transformadora e especialmente incomparável, como um idioma ou linguagem com detalhes, fonética e expressões totalmente singulares.

Feito isso, como diz um artista que gosto muito, é só caprichar nas cores. Elas são como açúcar, são viciantes.

Quer conversar mais sobre projetos de Personal Branding? Fique a vontade para entrar em contato comigo, estarei esperando ;)

--

--

Isaías Jacomeli

Designer Cristão escrevendo sobre sua relação com o Reino, Branding, Criatividade, Negócios, Design e Tipografia. Conta alt. @LostEmpire